Clubes


RIVER PLATE O C. A. River Plate foi fundado em 25 de maio de 1901 e é o maior vencedor do campeonato argentino. tem esse nome por conta do Rio de La Plata, que quando utilizado pela comunidade britânica mistura o inglês e o espanhol; um dos fundadores do clube, Pedro Martínez, o propôs após ver a inscrição River Plate em caixas chegadas da Escócia ao porto de Buenos Aires. A camisa do time, que era originalmente branca, e incorporou a faixa transversal após uma travessura numa noite de carnaval quando um grupo de jovens do clube roubaram um fita de seda vermelha que estava no banco traseiro de um taxi e a levaram para casa. O River possui a segunda maior torcida do país e o maior estádio, o Monumental de Nuñes tem capacidade para 67 mil torcedores e sediou a final da Copa do Mundo de 1978. O River  é conhecido como millonários devido ao fato de ser, na década de 1930, quando o futebol é profissionalizado na Argentina, o clube mais rico e bem organizado.  Venceu o argentino 34 vezes, tem duas Libertadores e uma Taça Intercontinental.





BOCA JUNIORS O Club Atletico Boca Juniors nasceu em 3 de abril de 1905 e é o time com maior torcida no país. Foi fundado por cinco adolescentes, filhos de imigrantes italianos do bairro da Boca; a alcunha de xeneizes deve-se à origem genovesa dos trabalhadores do bairro: xeneize é genovês em dialeto local. Seus torcedores são também conhecidos como los bosteros, isso por conta de uma fábrica de tijolos que ficava próxima ao clube e que utilizada excremento de animais. As cores do clube foram definidas alguns anos após a fundação, o seu então president, que trabalhava no porto, propôs que as cores do time deveriam ser as mesmas da bandeira do primeira embarcação a passar em um dique; desde então as cores seriam as mesmas da bandeira da Suécia. O modelo da camiseta, azul com a faixa amarela, vem desde 1913. O estádio, conhecido como la Bombonera (a caixa de bombom) tem capacidade para 50 mil torcedores. Venceu o campeonato argentino 29 vezes além de seis Copas Libertadores e três Taças Intercontinental.




INDEPENDIENTE O Club Atlético Independiente foi fundado em 1 de janeiro de 1905 na cidade de Avellaneda, na Grande Buenos Aires. O time foi fundado por funcionários de uma grande loja de Buenos Aires; os empregados dali haviam formado uma equipe de futebol mas como não havia espaço para que todos jogassem um grupo de vendedores resolveu então criar um time independende daquele, daí o seu nome. Pelo uniforme vermelho, adotado como homenagem ao Nottinghan Forest da Inglaterra, são conhecidos como rojos ou diablos rojos [vermelhos ou diabos vercmelhos]. Seu estádio, atualmente em reforma, deve ser o mais moderno do país e ter capacidade para cerca de 50 mil torcedores. Conhecido com Rey de Copas, o Independiente é o maior campeão da Taça Libertadores da América,  venceu o campeonato argentino 16 vezes e tem duas Taças Intercontinental e é último campeão da Sulamericana.


SAN LORENZO  Fundado por um grupo de jovens ligados à colôniua espanhola em 1 de abril de 1908 no bairrro de Almagro,  em Buenos Aires, o  Club Atlético San Lorenzo adotou as cores azul e vermelho como símbolos do ideal e da luta. A escolha do nome de um santo da Igreja católica para o clube tem a ver com  a figura do padre Lorenzo Massa que colaborou com os jovens. na sua formação. Sua torcida é uma das cinco maiores do país e, historicamente, é a terceira a levar maior público aos estádios. O time também é conhecido como El Ciclón [o ciclone] por conta das suas costumeiras equipes de espírito lutador mas também por conta da grande rivalidade com o seu grande rival no bairro de Almagro o Huracán [furacão]. Com dez títulos, é o quarto clube com maior número de títulos argentinos na era profissional, além disso possui três campeonatos na era amadora, um campeonato Sulamericano e uma Copa mercosul.


VELEZ SARSFIELD O Club Atlético Argentinos de Velez Sársfield foi fundado no primeiro dia de janeiro de 1910, seu nome é uma homenagem a um grande jurista do país. Seu primeiro uniforme foi branco, pelo simples fato de serem mais baratos, mas em 1912 adota-se o azul-marinho; no ano seguinte surgiria a camiseta com as cores branca, vermelha e verde; essas três são utilizadas até hoje. O clube possui sete campeonatos nacionais, três deles na década de 1990 quando também conquistou uma Libertadores, uma Intercontinental e ainda a recopa Sul-americana, a Copa Interamericana e a Supercopa Libertadores.

RACING CLUB Fundado em 25 de março de 1903, ganhou diversos campeonatos locais (1949, 1950, 1951, 1958, 1961, 1966 e 2001), quatro campeonatos internacionais (Libertadores e Mundial Interclubes de 1967, Supercopa Sulamericana e Supercopa Interamericana em 1988). Durante a época de amadorismo, o Racing foi o time que mais ganhou Campeonatos Argentinos (9 no total) e outras taças tanto locais quanto internacionais. Em 1950 o novo estádio de futebol foi inaugurado, e nomeado em homenagem ao presidente Juan Domingo Perón. O estádio recebeu o apelido de "Cilindro de Avellaneda", e tem  capacidade para 64 161 espectadores. Sua barra brava é a "La Nº1".


ESTUDIANTES  O club Estudiantes de La Plata foi fundado em 4 de agosto de 1905 por um grupo de antigos sócios do Gimnasia que estavam insatisfeitos com a falta de espaço para o futebol no antigo clube. Um de seus fundadores, Tomás Shendden, resolveu adotar as cores, a camisa listrada em vermelho branco e os calções pretos do English High School, time amador que seria um dos celeiros do futebol argentino. Seus torcedores são conhecidos como pincharratas por conta do grande número de estudantes de veterinária que apoiavam o time após fazer suas experiências com ratos de laboratório; o mascote oficial é o leão. O Estudiantes foi cinco vezes campeão argentino, quatro vezes campeão da Libertadores e campeão da Taça Intercontinental.
    NEWELL'S OLD BOYS O Club Atletico Newell’s Old Boys foi fundado em 3 de novembro de 1903 mas para a torcida sua história começa anos antes, em 1869, quando um inglês de 16 anos chega a cidade de Rosário; o jovem era Isaac Newell que anos mais tarde se tornaria professor e fundador do Colégio Anglo Argentino; a primeira escola laica e multirracial. Naquele colégio o professor ensinaria a seus alunos um esporte até então desconhecido, o futebol. Em 1903, o professor Isaac, bastante doente, e seu filho Claudio fundariam oficialmente o clube adotando as cores preta e vermelha; o motivo dessa escolha é controverso, oficialmente conta-se que a escolha foi do próprio Newell que escolheria o vermelho como homenagem bandeira inglesa e o preto em homenagem à bandeira alemã, pátria de sua esposa; outra versão conta que as cores foram escolhidas pelos ex-alunos que integravam o time e homenagearia o sangue e o luto do movimento operário com as cores das lutas anarquistas e socialistas. Para a ata de fundação foram chamados os professores, alunos e ex-alunos do colégio; old boys é o termo inglês para descrever os alunos já formados. O Newell’s possui cinco campeonatos argentinos na era profissional, o maior número de títulos entre os clubes do interior. O time sua fanática torcida são conhecidos como lepra e leprosos.


    ROSARIO CENTRAL  O Club Atletico Rosario Central foi fundado em 24 de dezembro de 1889 na cidade de Rosário, província de Santa Fé. Sua origem está ligada à presença de trabalhadores ingleses que haviam chegado à região para trabalhar com os trens; o primeiro nome do clube era Central Argentine Railway Club, por conta de ter sido fundado por trabalhadores da empresa. Sua primeira sede foi o vagão de um trem. O nome atual é de 1903, ano em que o clube passa a aceitar sócios que não eram vinculados à empresa ferroviária. O Central possui a maior torcida do interior da Argentina e também uma das mais fanáticas e violentas. O time e sua torcida é chamada de canalla (canalha) pelo fato de ter recusado um convite de um hospital de Rosário para realizar um jogo amistoso contra o Newell’s Old Boys para arrecadar fundos para combater a lepra – os adversários aceitaram e passaram a ser chamados de leprosos.






    Gimnasia y Esgrima O Club de Gimnasia y Esgrima La Plata é o clube mais antigo do futebol argentino e foi fundado em 3 de junho de 1887. Como sugere o nome, o clube foi criado para atividades de ginástica e esgrima mas é o futebol que o consagra e o torna grande. A história do Gimnasia é intimamente ligada a do seu principal rival: o Estudiantes. Quando o Gimnasia deixa de ter uma equipe de futebol em 1905, por conta da perda do seu campo, alguns sócios dissidentes resolvem fundar o Estudiantes; a noas mais tarde parte desses sócios migram para o Club Independencia que seria fundido com o Gimnasia quando este retorna ao futebol em 1914. Embora nunca tenha sido campeão argentino na era profissional o clube tem uma grande torcida, sobretudo na região dos pampas onde aparece como a quarta maior à frente do Estudiantes. Seu único título nacional da primeira divisão é de 1929, ainda na era amadora.  Desde a década de 1920 seus torcedores são conhecidos como triperos, por conta de ter entre seus jogadores alguns trabalhadores de frigoríficos.

    http://torcidagimnasia.blogspot.com/  

    Huracan O Club Atletico Huracan foi fundado em 1 de novembro de 1908 no bairro de Nueva Pompeya. Sua  ata de fundação afirma que esta data seria a da refundação pois o clube existia desde 25 de maio de 1903 quando um grupo de jovens formaram um clube que a princípio se chamaria Verde Esperanza y No Pierde. Alenda diz que o novo nome surgiu quando ao buscarem uma livraria para encomendar um carimbo com o nome da entidade os jovens não tiveram dinheiro para pagar por todas as letras e decidiram escolher um nome maior, o próprio livreiro teria recomendado o novo nome, o fato é que o carimbo encomendado e inicialmente utilizado trazia o nome Club El Uracán, sem a letra H; um erro que provavelmente se deu por conta da origem italiana do livreiro. Lendas ou fatos o certo é que poucos dos clubes do futebol mundial tiveram uma origem tão modesta.