17 de mar. de 2014

Perder a alma, a pior derrota

Para os mais de 75 mil torcedores que lotaram o estádio, o empate com o Boca em 0 a 0 foi só um detalhe naquele triste e amargo 2 de dezembro de 1979. Com nó na garganta, os milhares de torcedores do San Lorenzo saíram de cabeça baixa deixando para trás um campo sagrado que não voltariam a ver. Naquela noite os portões do estádio do Viejo Gasómetro fechariam para nunca mais abrir. O acúmulo de erros administrativos das diretorias do clube, o sonho de modernização e pressão da ditadura militar que dizia desejar re-urbanizar o bairro levaram as arquibancadas ao chão. Verdade que o estádio nada tinha de moderno e que as dívidas do clube eram gigantescas, mas o que levou a ditadura a derrubar o estádio foi a especulação imobiliária e o desejo por lucros extraordinários por parte de alguns grandes empresários, no terreno sagrado de Boedo foi construído um Carrefour. Com as mesmas três cores do San Lorenzo o odiado supermercado representava a maior derrota do clube e a vitória do capital contra a paixão. Caiu as arquibancadas e com elas o time, o clube. Sem casa e endividado, dois anos depois o San Lorenzo amargava sua queda para a segunda divisão, foi o primeiro dos grandes a cair. Nos catorze anos seguintes os corvos ficaram sem estádio e sem títulos, jogando em campos que não eram seus, geralmente utilizando o estádio Monumental do rival River Plate ou o estádio do pequeno Atlanta na Villa Crespo. Por mais de uma década foi um time sem bairro, o que no futebol argentino significa ser um time sem alma. Sem alma, talvez, mas não sem torcida, a torcida fanática seguiu o time e na segunda divisão bateu todos os recordes de público. O novo estádio, inaugurado em 1993 no ‘distante’ bairro de Bajo Flores, significava uma nova casa mas nunca chegou a ser um lar, a torcida do Ciclón sempre nunca deixou de sonhar com o retorno a Boedo. Ao longo dos anos o sonho virou obsessão e ganhou as ruas em 2012. Depois de gigantescas manifestações com dezenas de milhares de pessoas o poder público finalmente reconheceu o direito histórico do clube de reaver sua antiga sede. A campanha Volver a Boedo ganhou a batalha nos tribunais e agora busca viabilizar economicamente a volta à terra santa, o retorno ao novo Velho Gasômetro e a um futuro que volta ao passado, o melhor passado!